Sejam Bem Vindos

Este blog tem o objetivo de compartilhar meu olhar sobre o mundo.Sendo a arte como foco central.



segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Cubismo no contexto dos conceitos e na pratica a geometrizaçao das formas-Uma nova perspectiva do olhar.

Tendo como  foco  gerador   a historia da arte ,trabalhar o conceito do cubismo e sua contextualizaçao,bem como trazer imagens e apresentar artistas representante de tal movimento.Pos propor que trabalhem na pratica o olhar do cubismo,transformando uma obra do movimento impressionista ao olhar do cubismo.






"Retrato de Jeanne Hebuterne'
AMADEO  MODIGLIANE

Um dos principais integrantes da escola de Paris, Modigliani marcou a pintura da primeira metade do seculo   XX com suas figuras alongadas, que se destacam pelo despojamento e pela estilizado.

Monalisa- Renascimento

Trabalhar a contextualização da historia da arte dentro do currículo pretendido é acrescentar conteúdos visando à ampliação cultural do aluno. Contextualizar o que foi o renascimento e seus principais artistas, bem como dialogar com uma obra de arte a qual eles já viram de relatos e memória, intervir na obra é buscar a criatividade contida em cada aluno, instigar seu próprio olhar sem os conceitos estéticos já vinculados na obra de arte, portando não apresenta - la,somente propor que interfira no xeros preto e branco da obra.Proposta para o 1º ano do ensino médio prevista como conteúdo no 3 bimestre.


Semana da Arte Moderna

Quando se trata em nutrir conhecimentos culturais, principalmente a valorização do seu próprio patrimônio referindo-se a historia cultural de seu país, contextualizando ao mundo que esta inserido. Compreender o processo artístico vivido pelo seu país é fundamental para entender o verdadeiro significado do bem cultural. Trabalhar a “Semana da Arte Moderna” é um fator primordial, após a contextualização do que foi , objetivos almejados , atingidos, e participantes .Apresentar a obra somente com o desenho linear,propondo que trabalhem graficamente,interferindo na obra sem a base da “obra em si”,propor uma nova leitura das obras participantes da “Semana da Arte Moderna”


A contextualizaçao da historia da arte é fundamental para ampliar os conhecimentos culturais ao aluno e apartir do momento em que ele aplica na pratica os conceitos abordados ele passa a ter um aprendizado significativo.

Intervençao Artistica no espaço escolar- O corpo na Arte

Observando a vida cotidiana do aluno, percebe-se que a escola é também um patrimônio social ao qual fazem parte e contextualizam no dia á dia integrando e interagindo. Partindo desta observação, propor ao aluno que use a abordagem da intervenção artística no meio em que vive, ou seja, no espaço escolar. Sendo que a intervenção artística tem como uma das finalidades chamar atenção do publico mudando seu olhar ao redor, propondo a pensar sobre a ação.


.A produção do aluno faz com este represente seu olhar, é uma forma de comunicação, onde ele vai dialogar através das imagens. A proposta foi realizada aos alunos do 1º ano do ensino médio, após alguns exemplos de intervenção artística, foi proposto aos alunos que explorassem o espaço escolar tendo o corpo em movimento como propulsor criativo.
Observando os trabalhos realizados percebe-se que cada grupo idealizou um representante, a fankeira, a menina que joga futebol, o menino que se veste de jogador, o garoto cheio de correntes intitulado por eles mesmo de mano a tal piriguete ou seja personagens que representam eles mesmos. E intervir neste espaço que é como para eles um segundo lar é se ver inserido no mesmo. Além de que quando o aluno está desenhando ele exercita as noções de profundidade, de volume, perspectiva. Na prática aprende-se e aplicam-se os conteúdos que foram discutidos e exercitados durante o ano, como dar profundidade, luz e sombra, cores primárias, secundárias e etc.