Observando a vida cotidiana do aluno, percebe-se que a escola é também um patrimônio social ao qual fazem parte e contextualizam no dia á dia integrando e interagindo. Partindo desta observação, propor ao aluno que use a abordagem da intervenção artística no meio em que vive, ou seja, no espaço escolar. Sendo que a intervenção artística tem como uma das finalidades chamar atenção do publico mudando seu olhar ao redor, propondo a pensar sobre a ação.
.A produção do aluno faz com este represente seu olhar, é uma forma de comunicação, onde ele vai dialogar através das imagens. A proposta foi realizada aos alunos do 1º ano do ensino médio, após alguns exemplos de intervenção artística, foi proposto aos alunos que explorassem o espaço escolar tendo o corpo em movimento como propulsor criativo.
Observando os trabalhos realizados percebe-se que cada grupo idealizou um representante, a fankeira, a menina que joga futebol, o menino que se veste de jogador, o garoto cheio de correntes intitulado por eles mesmo de mano a tal piriguete ou seja personagens que representam eles mesmos. E intervir neste espaço que é como para eles um segundo lar é se ver inserido no mesmo. Além de que quando o aluno está desenhando ele exercita as noções de profundidade, de volume, perspectiva. Na prática aprende-se e aplicam-se os conteúdos que foram discutidos e exercitados durante o ano, como dar profundidade, luz e sombra, cores primárias, secundárias e etc.